Rede de apoio à atividade económica do Tâmega e Sousa apresentada em Baião

Nesta sessão será também apresentado o prémio “Tâmega e Sousa Empreendedor”

O presidente da Câmara de Baião, José Luís Carneiro, presidirá à abertura da sessão de divulgação da rede de apoio à atividade económica e empreendedorismo na região do Tâmega e Sousa, que decorre hoje, pelas 15:00, no Auditório Municipal de Baião, informou fonte da autarquia.

Nesta sessão será também apresentado o prémio “Tâmega e Sousa Empreendedor”.

Para além do autarca de Baião, estarão presentes o presidente da associação empresarial de Baião, Paulo Portela, o secretário executivo da comunidade intermunicipal do Tâmega e Sousa, Alírio Costa, um representante da universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, João Calejo e o vereador dos assuntos económicos da Câmara Municipal de Baião, José Lima.

Com o objetivo de promover o planeamento e a gestão estratégica de desenvolvimento económico, social e ambiental do território, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa assinou (14 de janeiro) protocolos de cooperação com vários parceiros, que permitirão criar uma rede de apoio a todo o tecido económico da região, com postos de atendimento em todos os concelhos. Deste modo, criando um ambiente favorável às iniciativas empreendedoras, a CIM Tâmega e Sousa assume o propósito de contribuir para  uma política de desenvolvimento económico, social, ambiental e territorial mais sustentável e que estimulará o crescimento e a criação de emprego nos próximos anos na região.

Apresentado será também o prémio “Tâmega e Sousa Empreendedor”.  Cofinanciado pelo ON.2 – O Novo Norte, este concurso visa captar novas ideias de negócio, premiar os melhores projetos empresariais e, acima de tudo, corroborar o estímulo ao empreendedorismo no território – objetivo basilar de todo o projeto.

As candidaturas ao prémio decorrerão entre 15 de janeiro e 31 de março, sendo quatro as categorias a concurso: Ideias Inovadoras e Criativas, Novas Empresas Inovadoras, Empresas Dinâmicas e a Categoria Criativa (fotografia).

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa é composta pelos municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende.