Requalificação da Praça Vasco da Gama vai demolir antigo edifício municipal

A requalificação da Praça Vasco da Gama, no centro de Felgueiras, anunciada pela autarquia, prevê a demolição do seu edifício central e a eliminação do arruamento junto ao antigo grémio, segundo o projeto consultado hoje pala Lusa.

A intervenção foi pensada para privilegiar a circulação pedonal e aponta, também, para a construção de um parque de estacionamento subterrâneo, para 50 lugares.

A remodelação das zonas contíguas, nomeadamente a Praceta Aniceto Pinto Ferreira e ruas adjacentes, também consta do projeto que já foi aprovado pelo executivo.

A tipologia de construção aponta para a limitação da velocidade de circulação automóvel a 30 quilómetros por hora nos arruamentos que vão contornar a praça.

À superfície da Praça Vasco da Gama predominará o granito, mas também haverá zonas ajardinadas voltadas para o lazer, com o respetivo mobiliário urbano e ecopontos enterrados.

Praça Vasco da Gama Felgueiras4
O estilo arquitetónico deste edifício nunca foi consensual em Felgueiras

A demolição do edifício central, que ocupa grande parte da praça, onde têm funcionado, nas últimas décadas, parte dos serviços da autarquia e também o centro de emprego, entretanto transferidos para outras localizações, vai permitir repor, em parte, o aspeto original daquela zona da cidade.

O custo previsto para a obra é de 1,5 milhões de euros.

O município conta com um financiamento de 850 mil euros, no âmbito de uma candidatura apresentada recentemente.

 

EDIFÍCIO DO ANTIGO GRÉMIO DA LAVOURA PODERÁ ACOLHER CENTRO DE BASE TECNOLÓGICA DA ESTG, ANUNCIOU NUNO FONSECA

 

Na última reunião de câmara, o presidente Nuno Fonseca anunciou, por outro lado, ser intenção do município celebrar um contrato de comodato com a Cooperativa Agrícola de Felgueiras que permita à autarquia recuperar o edifício do antigo grémio da lavoura, considerado de grande valor histórico e arquitetónico.

Antigo grémio Felgueiras
A possível recuperação deste edifício complementará a regeneração urbana da praça

Segundo o presidente, se esse objetivo for concretizado, pretende-se que o espaço entretanto criado no imóvel possa ser usado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão, sediada em Felgueiras, do Politécnico do Porto, para ali desenvolver um centro de base tecnológica.