
A Rota do Românico vai participar, de 25 a 27 de setembro, nas Jornadas Europeias do Património, com a realização de um concerto de música vocal e diversas visitas temáticas, informou fonte da rota.
Nas Jornadas Europeias do Património 2015, subordinadas à temática genérica do Património Industrial e Técnico, a Rota do Românico irá promover um conjunto alargado de atividades, destinadas a diferentes públicos-alvo, visando a sensibilização dos participantes para a importância da proteção do Património.
Na sexta-feira, serão desenvolvidas duas oficinas pedagógicas dedicadas à temática da pintura mural, em estabelecimentos do ensino básico dos municípios de Cinfães e Resende. Os alunos vestirão a pele de verdadeiros “mestres” na elaboração de um fresco com as suas próprias mãos.
No sábado e domingo, decorrerão atividades destinadas ao público em geral.
Programa:
26 SETEMBRO, SÁBADO
Música vocal polifónica | Concerto
21h00 Coro Anima Mea | Igreja de Airães, Felgueiras
27 SETEMBRO, DOMINGO
Viagem dos mestres fresquistas | Visita Guiada
10h00 Igreja de Santo Isidoro, Marco de Canaveses
11h30 Igreja de São Nicolau, Marco de Canaveses
Viagem dos mestres pedreiros | Visita Guiada
15h00 Mosteiro de Paço de Sousa, Penafiel
16h30 Igreja de Cabeça Santa, Penafiel
Ainda no domingo, a Rota do Românico associa-se também às comemorações do Dia Mundial do Turismo, dinamizando o programa “À Descoberta do Douro Românico”.
Para conhecer o Mosteiro de Cárquere e a Igreja de São Martinho de Mouros, ambos em Resende, e a Fundação Eça de Queiroz, em Baião, serão usados como meios de transporte o comboio, o barco e o autocarro.