Secretário de Estado deu luz verde para Gabinete de Apoio ao Emigrante em Felgueiras

O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, homologou hoje o contrato celebrado entre a Câmara de Felgueiras e a tutela para a criação de um Gabinete de Apoio ao Emigrante de segunda geração.

Na sessão, o governante sublinhou que o novo gabinete vai acrescentar mais serviços e competências, capazes de proporcionar um atendimento mais completo aos emigrantes de Felgueiras.

José Luis Carneiro em Felgueiras 2

Segundo Carneiro, o novo gabinete reúne recursos para a área económica, que facilitam a vida de quem quer investir no estrangeiro ou dos portugueses emigrados que pretendam fazer negócio na terra de origem.

Na cerimónia realizada nos Paços do Concelho, o governante acrescentou que os novos gabinetes de apoio ao emigrante de segunda geração que o Governo está a promover em todo o país abrem “uma nova porta de oportunidade no setor do investimento e da economia, mais articulada com a diáspora e com os portugueses espalhados pelo mundo”.

Além disso, sinalizou o secretário de Estado, os novos gabinetes “consolidam uma resposta social e aprofundam essa resposta em termos institucionais, porque há um conjunto de áreas da administração central que estão articuladas entre si para responderem mais eficazmente às questões que são colocadas aos portugueses espalhados pelo mundo”.

“É um instrumento para estarmos próximos de quem está longe”, destacou.

José Luis Carneiro em Felgueiras 3

Inácio Ribeiro disse, por seu turno, que no concelho há alguns milhares de pessoas emigradas, a maioria na Europa, mas também no Brasil.

“Este instrumento vai ser mais um braço armado para que os felgueirenses se sintam sempre em casa”, assinalou o presidente da Câmara, sublinhando ser importante “essa ligação permanente aos que sendo de cá estão fora”.

“Agora acredito que, de uma forma estruturada, será um trabalho mais facilitado”, concluiu o autarca.

Até ao final do ano, o Governo espera alcançar o objetivo de criar 30 novos gabinetes de segunda geração.