TAÇA PORTUGAL: Cinco clubes da região procuram ultrapassar a 2ª eliminatória (C/ÁUDIO)

Penafiel, Amarante, Felgueiras, Freamunde e Resende são os cinco clubes da região que, no fim-de-semana, vão disputar a 2ª eliminatória da Taça de Portugal em futebol.

A ronda já contará com a presença das equipas da Segunda Liga, como é o caso do Penafiel, que tem deslocação agendada até ao reduto do Vilafranquense.

O adversário da formação rubro-negra ocupa o 5º lugar da série D do Campeonato de Portugal, competição onde não sofreu qualquer derrota. Contudo, o conjunto de Vila Franca de Xira foi um dos emblemas repescados para esta eliminatória, após ter sido derrotado na primeira ronda, em Mafra.

O Amarante jogará em casa diante do Varzim, 12º classificado da Segunda Liga. O adversário é de escalão superior, mas o técnico Pedro Pinto assegura que os alvinegros têm “uma palavra a dizer”.

“Sabemos que não vai ser fácil. Para levarmos o Varzim de vencida e ultrapassarmos esta eliminatória teremos de fazer um jogo a roçar a perfeição. Vamos procurar dar uma boa imagem”, adianta.

O Felgueiras também atuará na condição de visitado. A equipa orientada por Horácio Gonçalves vai ter pela frente a um opositor do mesmo escalão, que será o Pedras Salgadas. A formação transmontana, que ocupa o 8º lugar da série A, afastou o Montalegre na eliminatória anterior.

Na teoria, o Freamunde vai encontrar um adversário mais acessível. Os ‘capões’ vão medir forças com o Maria da Fonte, clube que milita no principal escalão dos distritais da Associação de Futebol de Braga.

O técnico Micael Sequeira admite “favoritismo” do Freamunde, mas projeta “um desafio difícil, perante uma boa equipa, provavelmente a melhor do Pro-Nacional de Braga”.

“É uma equipa que eu conheço bem e vai ser um jogo extremamente difícil. Somos favoritos porque jogamos em casa e porque somos uma equipa de um escalão superior. Agora, que é um adversário que nos vai provocar muita dificuldade, isso sem dúvida alguma”, adverte.

O Resende quer continuar a fazer história na deslocação a Canelas. Os resendenses, que militam nos distritais de Viseu, nunca tinham atingido esta fase da competição e pretendem seguir em frente, ainda que para tal seja necessário afastar o clube de Gaia, atual 8º classificado da série B do Campeonato de Portugal.

 

Luís Miguel Nogueira