Teatro sobre igualdade de género percorre os 11 concelhos do Tâmega e Sousa

Uma peça de teatro infantil sobre a igualdade de género vai ser apresentada nos 11 concelhos do Tâmega e Sousa, de outubro a dezembro, informou hoje a comunidade intermunicipal (CIM) sediada em Penafiel, entidade organizadora.

 

Estão previstas 40 sessões destinadas aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico e professores e as duas primeiras estão agendadas para quarta-feira, no auditório municipal de Resende, um dos concelhos do território.

A peça “Uma aventura pela Igualdade” é, segundo informa a CIM, “um espetáculo interativo, pedagógico, didático e original que visa a promoção da igualdade de género, contribuindo para uma educação e formação sem estereótipos neste âmbito”.

A peça foi um dos projetos vencedores do Prémio Caixa Social 2022 e conta a história de dois extraterrestres que, acidentalmente, aterram no nosso planeta e percebem as desigualdades de género existentes.

Esta iniciativa da comunidade intermunicipal acontece no âmbito do trabalho que aquele território “tem vindo a desenvolver enquanto entidade coordenadora da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, a primeira rede intermunicipal deste âmbito a ser constituída no nosso país”.

A rede integra 11 estruturas de atendimento, uma por município, em funcionamento deste abril do ano passado, com “um serviço especializado, confidencial e gratuito a vítimas de violência doméstica e a pessoas que procurem apoio neste âmbito, assegurando-lhes apoio social, psicológico e jurídico”.

Além do apoio às vítimas, a Unidas faz a articulação com as restantes estruturas e respostas da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica.