Torneio de xadrez juntou 41 xadrezistas federados em Felgueiras

A Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos acolheu no domingo, o Torneio Dr. Machado de Matos, uma prova de Xadrez federado destinada aos xadrezistas federados, informou o estabelecimento escolar.

 

O torneio, destinado a xadrezistas com idade igual ou inferior a 20 anos, foi organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Pombeiro de Ribavizela e Jugueiros, pelo “Torres de Pombeiro” e pelo Agrupamento de Escolas. Dr. Machado de Matos, com o apoio da Associação de Xadrez do Porto.

Durante a tarde, 41 jovens xadrezistas, em representação de cinco clubes (Torres de Pombeiro, CHESS DMFS, ESFelgueirasXadrez, Externato de Unhão e João de Meira) competiram aos longo das seis rondas pelo triunfo, procurando dar xeque-mate nas ambições dos seus adversários.

Na competição destinada aos mais jovens (escalões sub08 e sub10), Rafael Guimarães foi o melhor entre os 22 participantes, terminando com seis pontos.

Rúben Lemos e Henrique Ferreira completaram o pódio, com cinco e quatro pontos respetivamente.

 

Torneio Dr. Machado de Matos - Felgueiras 4

 

Já na competição envolvendo os escalões sub12 a sub20, entre os 19 participantes, Bruno Mendes foi o vencedor com seis pontos conquistados em seis possíveis.

O 3.º classificado no escalão de juvenis no último Campeonato Nacional do Desporto Escolar confirmou o seu favoritismo, sendo acompanhado no pódio por Diogo Ribeiro e Carlos Coelho, ambos com quatro pontos.

O lance de abertura do Torneio Dr. Machado de Matos foi efetuado por Ana Medeiros, vereadora com o pelouro da Educação na Câmara de Felgueiras, a qual incentivou todos os participantes a darem o seu melhor e elogiou os pais e encarregados de educação por apoiarem e incentivarem os seus educandos na prática deste desporto.

 

Torneio Dr. Machado de Matos - Felgueiras 2

 

Antes da cerimónia de entrega de prémios, o diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, António José Bragança, citado em comunicado, congratulou-se com a iniciativa, apelando aos pais para que continuem a apoiar os seus filhos nesta “interessante” atividade desportiva, já que a mesma é, também, pela sua importância, “uma grande aposta dos responsáveis deste agrupamento e que muito contribuirá para o desenvolvimento global dos jovens”.

Esta foi a primeira competição de Xadrez federado organizada pelo “Torres de Pombeiro” e, simultaneamente, a primeira organizada por um clube de Xadrez filiado na Federação Portuguesa de Xadrez, em todo o território do Vale do Sousa.

 

Torneio Dr. Machado de Matos - Felgueiras 3