Tradições em Fita em exibição na Biblioteca e Arquivo de Felgueiras

Tradições em Fita é o nome do ciclo de documentários patente no Biblioteca e Arquivo de Felgueiras e que tem como finalidade recuperar memórias da localidade que fazem parte das tradições e da consciência coletiva de uma região.

Segundo Maria João Cunha, diretora do Arquivo e da Biblioteca, a iniciativa está integrada na mostra etnográfica que se encontra patente ao público e resultou de uma parceria entre a autarquia, o museu e a biblioteca municipal.

Ao Expresso de Felgueiras, Maria João Cunha explicou que o projeto Tradições em Fita é composto de três documentários, com a duração de 20 minutos aproximadamente e pretende retratar o clico do pão, do linho e do vinho, culturas predominantes na região.

A diretora do Arquivo e da Biblioteca explicou que a exibição destes três documentários, realizados pelo Museu Casa do Assento teve por referência os poemas de António Nobre, na contagem decrescente para os seus 150 anos de nascimento (16 agosto 2017).

“Pretende-se dar a conhecer os artefactos usados na produção destas três culturas e que fazem parte das tradições, usos e costumes da comunidade e toda uma região”, disse.