22 anos depois: Rali de Portugal regressa este ano a Felgueiras (Santa Quitéria)

O troço de Santa Quitéria, em Felgueiras, vai receber este ano, no dia 24 de maio, o Rali de Portugal, prova a contar para o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), foi hoje anunciado pela organização.

 

A classificativa felgueirense terá duas passagens no último dia (domingo) e o mais decisivo da prova, o que deverá atrair uma multidão de aficionados dos ralis.

O programa daquele dia arranca de manhã, às 07:08, com a primeira passagem por Santa Quitéria. Os concorrentes do WRC seguem depois para os troços de Fafe e regressarão a Santa Quitéria, a meio da manhã (09:53), para a segunda passagem num troço que recebeu o rali de Portugal de 1993 a 1998.

Trata-se, assim, de um regresso desejado há muito, 22 anos depois da última vez que o Rali de Portugal incluiu Felgueiras no seu programa oficial de provas cronometradas.

Segundo apurou o Expresso de Felgueiras, a Câmara de Felgueiras tentou, desde os primeiros contactos com a entidade organizadora da prova (ACP), que o troço do Seixoso, na zona da Lixa, também integrasse o Rali de Portugal deste ano, mas tal não foi ainda possível, ficando, contudo, em aberto a possibilidade de tal acontecer já em 2021.

O anúncio do programa oficial da prova do calendário mundial de ralis ocorreu esta tarde, na sede do ACP, em Lisboa.

O presidente da Câmara de Felgueiras, Nuno Fonseca, assistiu à apresentação.

 

“HOJE FAZ-SE HISTÓRIA”, considera Nuno Fonseca

 

Numa primeira reação ao anúncio, comentou ao Expresso de Felgueiras:

“Hoje faz-se história. Conseguimos, finalmente, após dois anos de contactos, que o Rali de Portugal regresse à nossa terra. Vai ser, com certeza, uma grande festa. Estamos todos muito felizes e emocionados, porque sabemos que é algo que os felgueirenses desejavam há muito tempo e era uma promessa do nosso programa eleitoral”.