Um “mar de gente” no Cortejo das Flores” em Felgueiras (C/VÍDEO)

São muitas centenas de arranjos florais, de todos os tamanhos e feitios, sobressaindo os cestos de grandes dimensões carregados à cabeça por muitas mulheres

Centenas de pessoas participaram, no domingo, no Cortejo das Flores em Felgueiras,  num dos momentos mais marcantes das Festas de S. Pedro, naquela cidade, ao qual assistiram milhares de pessoas, porventura das maiores assistências de sempre.

Como acontece todos os anos, mulheres, homens e crianças fizeram o percurso desde a cidade até Santa Quitéria, numa demonstração de fé que os felgueirenses acarinham há várias décadas.

São sobretudo as mulheres e crianças que, com os seus trajes coloridos, levam as flores para oferecerem à Santa.

São muitas centenas de arranjos florais, de todos os tamanhos e feitios, sobressaindo os cestos de grandes dimensões carregados à cabeça por muitas mulheres.

Pelo caminho, organizados em grupos que representam as freguesias do concelho, vão cantando e dançando músicas tradicionais dedicadas a Santa Quitéria e S. Pedro.

Nas paragens viam-se algumas coreografias executadas pelos grupos.

Aos homens é confiada a missão de acompanharem os cantares com inúmeros instrumentos tradicionais, sobressaindo os acordeões, as concertinas, os cavaquinhos, as violas e os tambores.

Pelo caminho íngreme em direção a Santa Quitéria, os participantes, de várias freguesias, foram aplaudidos por milhares de pessoas.