Freguesia de Aião tem uma das mais altas Árvores de Natal do país , com 31 metros

Doze mil lâmpadas LED e mais de 31 metros de altura fazem da Árvore de Natal de Aião, em Felgueiras, uma das quatro mais altas do país e a mais alta da região.

 

Por iniciativa da Junta de Freguesia de Aião, a árvore ganhou forma através de uma estrutura de ferro, com apoios da comunidade local e mão de obra gratuita de membros e amigos da junta.

“Não foi feita para ser distinguida, mas ficámos muito contentes quando tivemos conhecimento que a árvore é uma das quatro mais altas do país”, disse ao Expresso de Felgueiras, Pedro Martins, membro da Junta de Freguesia de Aião.

 

POUPANÇA DE ANOS ANTERIORES PERMITIU COMPRA DAS LÂMPADAS LED

 

A compra das lâmpadas LED foi possível, revelou ainda Pedro Martins, “pela poupança, em anos anteriores, dos valores gastos na iluminação de Natal”.

“Gastava-se algum dinheiro e não via aquele impacto que gostava de ver na freguesia. Tivemos necessidade de criar algo diferenciador e assim nasceu esta árvore”, disse.

 

Natal em Aião 4

 

A estrutura e as lâmpadas são propriedade da junta e vão permitir adapta-la, em anos seguintes, podendo ficar maior e de outra forma.

Na entrada da Árvore de Natal de Aião estão dois anjos iluminados e, no seu interior, um presépio, também feito em ferro e iluminado.

 

Natal em Aião 3

Pedro Martins não escondeu o “orgulho” de ter na freguesia uma das mais altas árvores do país e adiantou que para 2020 a junta “já está a pensar numa Árvore de Natal pioneira, que ainda não foi vista em Portugal e no mundo”.