“Universo do Vinho Verde Amarante” acentua imagem do produto – autarca

O evento Universo do Vinho Verde Amarante (UVVA), que em 2022 cumpre a quinta-edição, tem contribuído para melhorar a qualidade e a imagem do produto, disse hoje à Lusa o presidente da câmara.

 

“Desde que organizámos o UVVA, cada vez se nota maior investimento na imagem e na procura dos melhores enólogos para melhorar os nossos vinhos”, comentou José Luís Gaspar.

O certame começa na sexta-feira, nos claustros do Mosteiro de S. Gonçalo, decorrendo até domingo, com produtores e engarrafadores da região dos vinhos verdes.
Para o autarca, o UVVA acentua e reflete, desde 2016, a tendência que se observa no setor em Amarante e na região do Tâmega e Sousa.

No caso de Amarante, concelho com grande tradição vitivinícola, sobretudo nos vinhos verdes tintos, “até se nota na paisagem”, com novas vinhas a preencherem, ano após ano, as encostas do concelho.

“É uma afirmação clara, as pessoas reconhecem o mérito desta iniciativa. Isso é muito importante para afirmar Amarante. Tem sido, por isso, um percurso muito positivo”, referiu, a propósito dos novos investimentos que se têm traduzido no aumento da produção e na variedade de vinhos.

Apesar do balanço positivo, José Luís Gaspar admite haver ainda “um longo caminho a percorrer” na afirmação do produto, destacando a necessidade de prosseguir o trabalho de envolvimento da hotelaria e restauração.

“Entramos em muitos restaurantes e nem sempre temos uma boa carta de vinhos, com os nossos melhores produtos”, lamentou, sublinhando o trabalho que a Associação de Municípios do Baixo Tâmega está a realizar no sentido de “destacar os bons exemplos” entre os comerciantes.

Este ano, o UVVA vai distinguir, pela primeira vez, o melhor vinho de Amarante, ao qual será atribuído o Prémio António Lago Cerqueira, um amarantino ex-ministro e presidente da câmara nos primeiros anos da República, que se destacou, também, como o primeiro grande produtor e exportador de vinho no concelho.

Vários provadores, em provas cegas, distinguirão os diferentes tipos de vinhos verdes em concurso.

Do programa constarão momentos de ‘showcookings’, com os chefes Francisco Gomes, António Loureiro e Vitor Matos, um duelo entre as castas avesso e azal e conversas sobre espumantes e vinhos verdes biológicos.

O recinto conta com um espaço dedicado à gastronomia regional e haverá animação com ‘DJs’.

O UVVA é um evento da Câmara de Amarante organizado pela entidade Essência do Vinho, tendo como parceiros a Associação de Turismo do Porto e Norte, a cooperativa Dolmen e o Círculo António Lago Cerqueira.