Várias equipas da região já apuradas para as eliminatórias da Divisão Elite AF Porto

Freamunde, Aliados de Lordelo, Barrosas, Rebordosa, Vila Meã, Alpendorada e Marco-09 são as equipas da região já qualificadas para as eliminatórias da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP) quando ainda faltam duas jornadas para encerrar a fase de grupos.

 

Na série 2, o Freamunde, que já tinha carimbado, na quarta-feira, a passagem à fase seguinte da competição, este domingo garantiu o primeiro lugar ao empatar (2-2) no terreno do Vila. Pedro Martins e João Beirão assinaram os golos dos ‘capões’, que passaram a somar 35 pontos.

Vila, com 29 pontos, e Gens, com 28, vão discutir o segundo posto da tabela, que também dá apuramento. O Felgueiras B é último posicionado.

Na série 3, o Aliados de Lordelo assegurou a qualificação ao vencer, por 1-0, na receção ao Avintes, com um golo de Rui Filipe. A formação do concelho de Paredes seguirá para as eliminatórias como segundo classificado, atrás do conjunto de Vila Nova de Gaia. Sport Rio Tinto e Pedroso estão eliminados.

Na série 4, o Barrosas foi derrotado, por 3-0, dentro de portas, ante o Foz. Ainda assim, o emblema do concelho de Felgueiras garantiu o apuramento, tendo capitalizado a derrota caseira do Candal (2-1) frente ao Sobrado.

Na série 5, as contas da qualificação já estão arrumadas desde a jornada anterior. Vila Meã e Rebordosa passam à fase seguinte. Este domingo, as duas equipas defrontaram-se, no Municipal vilameanense, e empataram a zero, repetindo o resultado da primeira volta.

No outro jogo do grupo, o Aliança de Gandra goleou o Lixa, no Estádio Senhor do Amparo, por 5-0. Os golos da equipa comandada por Juvenal Brandão foram apontados por Maurício (que bisou), Diogo Almeida, Frazão e Paulo Monteiro.

Na série 6, depois da qualificação, o FC Alpendorada assegurou a primeira posição, ao empatar (1-1) em São Pedro da Cova. O golo do conjunto do concelho de Marco de Canaveses foi da autoria de Carlão.

Os mineiros mantêm o segundo posto, mas apenas com dois pontos de vantagem sobre o Varzim B.

Na série 7, o Marco-09 recebeu e goleou o Perosinho, por 5-0, com golos de Ricardo Fernandes, Fábio Oliveira, Paulo Jorge, Francisco André e Messi. A equipa encarnada aproveitou a folga do Oliveira do Douro para regressar à liderança da prova, com 32 pontos, dois de vantagem sobre o emblema gaiense.

Oliveira do Douro e Marco-09 vão defrontar-se na próxima jornada, em jogo que será decisivo na luta pelo primeiro lugar do grupo.