“Verde & Petiscos” à mesa nas Terras do Vale do Sousa até 15 de outubro (C/VÍDEO)

A lista completa de estabelecimentos aderentes, com indicação do vinho e do petisco, pode ser consultada em verdeepetiscos.pt

FOTO: Armindo Mendes (Direitos Reservados)

Até 15 de outubro, o convite é para que se sente à mesa, beba um copo de vinho verde da região e prove um petisco, num dos restaurantes, bares e tascas dos municípios de Felgueiras, Lousada, Penafiel, Paredes e Paços de Ferreira.

 

 

O “Verde & Petiscos” é promovido pela ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, com apoio dos cinco municípios do Vale do Sousa.

 

FOTO: Armindo Mendes (Direitos Reservados)

 

Para a vereadora Maria do Céu Rocha, do Município de Lousada, o evento permite “promover a restauração com aquilo que se faz de bom”. A autarca assinala que a viticultura permanece como “uma das áreas mais importantes no setor agrícola do concelho”.

 

FOTO: Armindo Mendes (Direitos Reservados)

 

Segundo Joel Costa, vereador das Atividades Económicas em Felgueiras, esta “é uma iniciativa que tem o intuito de promover as potencialidades enogastronómicas, alavancando neste período pós-férias a atividade da restauração”.

Nos estabelecimentos aderentes, é possível provar um petisco característico do território, como pataniscas de bacalhau, queijo com bolachas artesanais, trevo recheado, croquetes de cozido à portuguesa, entre outros, acompanhado por um copo de vinho desta sub-região dos Vinhos Verdes.

 

FOTO: Armindo Mendes (Direitos Reservados)

 

Para Rui Pinto, da direção da Cooperativa Terras de Felgueiras e vogal da direção da  Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, “esta iniciativa é importante do ponto de vista da promoção”.

“Tudo o que possamos fazer em prol da marca vinho verde, fazêmo-lo”, assinalou.

“Apesar de serem atividades a nível regional, têm impacto a nível nacional. Quanto mais divulgarmos este produto endógeno da nossa região, melhor”, reforçou no momento que assinalou o início desta segunda edição do “Verde & Petiscos”.

 

FOTO: Armindo Mendes (Direitos Reservados)

 

A lista completa de estabelecimentos aderentes, com indicação do vinho e do petisco, pode ser consultada em verdeepetiscos.pt.

 

 

Todos os estabelecimentos de restauração do território podem ainda aderir à iniciativa “Verde & Petiscos”, de forma gratuita, bastando contactar a Ader-Sousa por e-mail [email protected] ou por telefone 255 311 230.