VÍDEO: Escola Secundária de Felgueiras percorre “Caminho de Santiago”

FOTO: Armindo Mendes

No âmbito de Cidadania e Desenvolvimento, a Escola Secundária de Felgueiras (ESF) está a desenvolver o projeto “Caminhos de Santiago de Compostela”, envolvendo toda a comunidade educativa: professores, alunos, assistentes técnicos e operacionais e encarregados de educação. O projeto permitirá ligar Felgueiras a Santiago de Compostela pelo Caminho de Torres.

 

 

Já foram percorridas duas etapas, a primeira pelos professores entre Felgueiras e Guimarães, e a segunda pelos assistentes técnicos e operacionais entre Braga e Guimarães.

Em entrevista ao Expresso de Felgueiras | Tâmega Sousa, a Professora Maria João realçou que este é “um projeto globalizante, articulado com as prioridades e objetivos do Projeto Educativo da Escola, preparando os alunos para os novos desafios da sociedade, e envolvendo a sociedade”.

Os alunos têm participado ativamente no projeto, envolvendo a articulação entre diferentes áreas formativas, como por exemplo Ciências e Tecnologia e Artes Visuais, e para Mariana Alves, aluna da ESF, estar integrada no projeto tem permitido “uma aprendizagem sobre monumentos históricos e culturais localizados durante o caminho, e que é conseguida através da pesquisa para explicação desses pontos de interesse durante o percurso”.

A chegada a Santiago de Compostela será concretizada até ao final do 3.º período do ano letivo em curso, sendo que no próximo sábado será percorrida parte da terceira etapa, estando marcado o encontro/partida paras 9:00 na Sé de Braga.