VÍDEO: Escola Superior de Tecnologia e Gestão: “uma referência sustentável” na região

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico do Porto, com campus académico em Felgueiras, é a única instituição de ensino superior público no território, completando 22 anos em novembro de 2021.

 

Em entrevista ao Expresso de Felgueiras, Dorabela Gamboa, presidente da ESTG, assume, com orgulho, que esta é uma “instituição de referência” no Tâmega e Sousa, uma vez que “muito foi feito na escola nas vertentes de formação, investigação e transferência de conhecimento para a comunidade”.

Se em 1999, na primeira aula estiveram 13 alunos de um curso, hoje são cerca de 1.800, que frequentam 21 cursos (licenciatura, mestrado e técnicos superiores profissionais).

A escola tem conseguido atrair alunos preenchendo as vagas disponibilizadas na primeira fase de candidatura ao ensino superior.

Criou também um centro de investigação, o CIICESI – Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação -, reconhecido pela Fundação para Ciência e Tecnologia, com foco na interligação com o tecido empresarial.

A ESTG avançou ainda para uma escola de estudos avançados de negócios, a ‘Industry Business School’, que arrancou em Amarante, com um curso na área de Marketing Digital para a Internacionalização.

Num período marcado por intermitências entre ensino presencial e à distância, Dorabela Gamboa assume que o regime ‘on-line’ não substitui o modelo presencial, indicando, porém, que a ESTG conseguiu “adaptar-se muito bem”.

Observou, a concluir, que a avaliação realizada com os alunos em casa “não evidenciou desvios nos resultados alcançados”.

 

Hélder Quintela