Vizela realiza a 13 de dezembro referendo sobre data de feriado municipal

A Câmara de Vizela vai realizar, a 13 de dezembro, um referendo local à eventual alteração da data do feriado municipal de Vizela, anunciou hoje esta autarquia do distrito de Braga.

 

Em comunicado, a Câmara revela que agendou o referendo depois da sua aprovação pelo Tribunal Constitucional.

“Concorda em manter a data do feriado municipal de Vizela no dia 19 de março em vez de a alterar para o dia 11 de julho” é a pergunta que vai ser sujeita a votação.

O referendo municipal estava inicialmente marcado para o dia 29 de março, mas a câmara decidiu cancelá-lo devido à covid-19, referiu.

“Este agendamento foi efetuado face às várias contingências, desde logo o prazo obrigatório de agendamento do referendo, a época natalícia que se aproxima, o agendamento das eleições presidenciais e, por último, a evolução da propagação do surto epidémico e respetivas medidas restritivas”, explica agora o município.

Por deliberações de 2003 da Câmara e da Assembleia Municipal de Vizela, foi aprovada a proposta de fixação do dia de feriado municipal a 19 de março.

Apesar de já terem decorrido mais de 16 anos desde a referida aprovação, a data das comemorações do feriado municipal tem sido objeto de alguma discussão, tendo sido amplamente discutidos, ao longo dos últimos anos, os dias 19 de março, dia da aprovação da criação do concelho de Vizela, e 11 de julho, dia de S. Bento das Peras, Padroeiro de Vizela.

Por isso, a Câmara de Vizela decidiu dar voz aos munícipes, para que sejam estes a escolher o dia das comemorações do feriado municipal.

 

SVF (VCP) // ACG

Lusa/Fim