Workshop sobre xadrez contou com mais de duas dezenas de participantes

Mais de duas dezenas de participantes marcaram presença no módulo II do workshop “Xadrez na Sala de Aula – Módulo II”, realizado no final da semana passada, informa fonte autárquica.

 

A atividade foi organizada pelo Município de Felgueiras nos dias 06 e 07 , decorrendo em contexto online, com o apoio da Associação de Xadrez do Porto e do Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, indica a autarquia, em comunicado.

Segundo a organização, o evento proporcionou a análise de diferentes metodologias de ensino de xadrez na sala de aula, “abrangendo também diferentes propostas de progressão pedagógica e ainda em estratégias diferenciadas de motivar os alunos para a aprendizagem e prática do xadrez”.

Luís Soares, vencedor da mais recente edição dos Campeonatos de São Miguel de partidas rápidas e de partidas semi-rápidas e treinador de xadrez do Núcleo Sportinguista de São Miguel, foi o orador convidado do primeiro dia.

O orador partilhou as suas experiências enquanto treinador e professor da modalidade bem como as potencialidades inerentes às diferentes plataformas digitais ligadas ao mundo do xadrez.

Na sexta-feira, foi a vez de Ricardo Alves, autor de três livros sobre o ensino do xadrez nas escolas, de analisar com os participantes as suas opções e processos de introdução e ensino de xadrez, bem como as dificuldades sentidas na transição dos alunos da competição em contexto escolar para o contexto federado.

Segundo a autarquia, os módulos III e IV estão já em fase de preparação, integrados no projeto