XADREZ: Jovem de Felgueiras apurado para Europeu de Jovens de partidas clássicas

O jovem xadrezista de Felgueiras, Bruno Mendes, assegurou o apuramento para o Campeonato Europeu de Jovens de partidas clássicas, ao conquistar o quinto lugar do escalão de sub20, no Campeonato Nacional de Jovens de partidas clássicas.

 

Bruno Mendes, de 19 anos, era nono do ranking inicial e conquistou, no nacional que decorreu em Pombal, na semana passada, quatro vitórias em sete rondas, terminando com quatro pontos e em igualdade pontual com o quarto classificado.

O xadrezista do Clube de Xadrez da Escola João de Meira irá, assim, marcar presença no Campeonato Europeu, previsto para março de 2021.

“O quinto lugar numa prova nacional federada foi a minha melhor prestação até ao momento e é certamente um motivo de orgulho para o xadrez da região”, disse Bruno Mendes, em declarações ao Expresso de Felgueiras.

 

Bruno Mendes 2
Bruno Mendes numa entrevista que deu ao NovumCanal

O jovem, que soma na sua carreira desportiva um terceiro lugar no Campeonato Nacional do Desporto Escolar de 2019, no qual participou no escalão de juniores, e o título de Campeão Distrital de sub18 conquistado em março de 2019, admitiu não estar à espera de terminar o nacional num lugar tão cimeiro.

“Sendo à partida apenas o nono jogador mais forte, não esperava poder terminar desta forma, mas encarei o torneio com muita ambição e as coisas correram bem”, confidenciou.

O jovem universitário não esconde o gosto pelo xadrez e, sem descurar os estudos, garante que “o lugar no europeu é uma dose extra de motivação para não baixar os braços”.

“Há que continuar o trabalho, sabendo que o xadrez não poderá, naturalmente, sobrepor-se aos estudos, mas tem de merecer uma atenção regular”, acrescentou.